Blog

Indaiatuba x Campinas: Onde Morar?

Descubra qual a melhor cidade para você morar: Campinas ou Indaiatuba?

A escolha por morar em Indaiatuba ou Campinas não é nada fácil, pois as duas cidades são excelentes opções. Mas como como nossa missão é ajudar você em temas difíceis com este, vamos trazer diversas características e atrativos dessas cidades e, assim, muni-lo de elementos para uma escolha certeira.

Para começar vamos falar da magnitude de Campinas e Indaiatuba. 

Campinas é uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes e possui uma extensão territorial de cerca de 795 mil  km², é uma das cidades do interior com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com 0,805, e com uma média salarial entre a população formalmente ocupadas na faixa de 3,9 salários mínimos. Possui também uma das maiores universidades do Brasil, a Unicamp, referência em ensino de qualidade e pesquisa.

A cidade de Indaiatuba também possui uma pontuação elevada dentre os quesitos citados para Campinas, por exemplo, a cidade possui um IDH de 0,788, uma extensão territorial de cerca 311 mil km² com uma população que beira aos 260 mil habitantes. Apesar de ser uma cidade menor, Indaiatuba apresenta uma média salarial de 3,6 salários mínimos, muito semelhantes à vizinha Campinas. 

Sem dúvida ambas as cidades têm características de cidades desenvolvidas, uma com o Distrito industrial (Indaiatuba) e a outra com o polo tecnológico (Campinas) e a universidade.

Mas também é importante pensar no quesito lazer, cultura e segurança quando se pretende mudar para um novo lugar.

Indaiatuba é uma cidade considerada segura, ficando entre as dez cidades menos violentas do Estado em 2019 e com a menor taxa de roubo e furto da Região Metropolitana de Campinas. Ademais, possui uma vida cultural e noturna agitada com muitos bares, restaurantes, cinemas e shoppings.

A cidade conta também com o famoso Parque Ecológico, com uma grande área verde, ciclovia, pista de skate, parque aquático, remo olímpico, etc. – um verdadeiro ponto de convívio, lazer e prática de atividades físicas. Podemos mencionar ainda uma atração turística muito procurada em Indaiatuba: o Museu da Água, localizado às margens de uma represa. As artes também têm destaque na cidade em feiras de artesanato como a famosa feira da praça Rui Barbosa. 

Indo para Campinas temos diversos atrativos: a cidade conta com uma rede de bares, restaurantes e shoppings centers muito variada. O bairro Cambuí e os distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio são verdadeiros nichos com opções gastronômicas, culturais e bares para todos os gostos.

A cidade também possui diversos parques espalhados em suas regiões, sendo o mais famoso deles a Lagoa do Taquaral, onde boa parte da população costuma ir aos finais de semana.

Ambas as cidades são ótimas escolhas de moradia, com excelentes opções de moradias em bairros de todos os padrões econômicos. Se Campinas ganha no agito, lazer e ensino, Indaiatuba ganha no quesito segurança e custo dos imóveis (lá, os imóveis são mais baratos), sem deixar de fora todo o charme e infraestrutura de uma cidade desenvolvida.

Deixe um comentário