Blog

Comprar CASA ou APARTAMENTO em Indaiatuba? Principais Diferenças

Para decidir entre comprar uma casa ou apartamento em Indaiatuba, você precisa considerar alguns pontos importantes. 

Apesar de Indaiatuba ser considerada uma cidade ótima para morar, possuir boa infraestrutura, ótimas opções de lazer, educação de qualidade, desenvolvimento econômico e imóveis mais baratos em comparação com outras grandes cidades do interior de São Paulo e capital, são as necessidades familiares que devem ser decisivas no momento da compra.

Independentemente de sua escolha, é certo que morar na cidade é uma opção acertada.

Mas pensando, nas características de Indaiatuba e em cada tipo de imóvel – casa ou apartamento – separamos algumas dicas para ajudar na sua escolha.

1 – Liberdade

A escolha por uma casa na cidade de Indaiatuba com certeza trará ao proprietário maior liberdade, pois, em apartamentos, o morador precisa se adequar às regras do condomínio, as quais incluem aspectos relativos à ordem, ruídos, aceitação de animais, limpeza, segurança, dentre outros. Tudo está definido no regulamento, e quem desobedece a alguma dessas regras é multado. Por outro lado, as regras do condomínio garantem uma convivência mais harmônica e respaldo para reclamações, ainda que se tenha que abrir mão de parte da liberdade oferecida por uma casa.

Nesse ponto, Indaiatuba oferece imóveis variados, casas em bairros tradicionais, bem como apartamentos centrais ou grandes condomínios.

2 – Privacidade

 Sem dúvida casas são mais privativas em comparação a apartamentos, isso porque em prédios e grandes condomínios há muitas áreas em comum. Os moradores se cruzam o tempo todo, seja no elevador, nas escadas, garagem, áreas comuns, dentre outros. Além disso, em alguns apartamentos as paredes são divididas, deixando que os ruídos do vizinho sejam escutados pelo outro. Mas, hoje em dia existem imóveis com melhores sistemas de isolamento acústico e para quem gosta de interação social, morar em apartamento é o ideal.

Sempre é bom pesquisar qual imóvel é melhor para sua família e seu gosto pessoal. Opções não faltarão espalhadas por toda a cidade.

3 – Segurança

No quesito segurança, apartamentos ganham em disparada. Os novos empreendimentos da cidade são exemplos disso: há muita tecnologia investida no sistema de segurança e monitoramento. Mas qualquer prédio, pode ser considerado mais seguro que casas (a não ser casas dentro de condomínios). Seja qual for sua escolha, Indaiatuba está recheada delas, oferecendo opções bem variadas de preços e localização.

4 – Manutenção

A manutenção de uma casa é sempre mais difícil e custosa, uma vez que cabe ao proprietário cuidar de tudo. Em apartamentos, já existe a taxa condominial, que garante a manutenção dos prédios e das áreas comuns feita por profissionais qualificados. Morando em um apartamento, você não vai precisar cuidar da limpeza e da conservação dessas áreas, mas em uma casa, você precisará cuidar do quintal, do telhado, da pintura externa, etc.

5 – Praticidades

Sem dúvida contar com segurança, piscina, academia, área para churrasco, dentre outras comodidades é um dos principais motivos para se morar em um apartamento em Indaiatuba, apesar de a cidade contar com infraestrutura de lazer, como o Parque Ecológico e academias, ter isso em nosso lar facilita bastante a nossa vida, evitando deslocamentos e perda de tempo.

6 – Custos

Pode parecer que morando em uma casa os custos são menores pelo fato de não haver taxa de condomínio, mas se compararmos com as praticidades citadas anteriormente, se morarmos em uma casa e formos contratar serviços externos para lazer, ginástica e festas acabaremos gastando o mesmo ou até mais em comparação com o condomínio. 

Existem imóveis com diferentes taxas de condomínios na cidade, por isso, vale a pena pesquisar e colocar tudo na ponta do lápis e fazer as contas.

A escolha por uma casa ou apartamento é difícil e está muito ligada ao gosto das pessoas. Porém, os fatores citados aqui farão com que essa escolha possa ser repensada e decidida com mais certeza.

Nossa dica é que você busque por profissionais qualificados na cidade para auxiliá-lo nessa busca, que diante de tantas opções que a cidade oferece, pode se tornar algo muito demorado e trabalhoso.

Deixe um comentário